27.3.08

Veja é obrigada a publicar retratação

"A revista Veja que circulará neste final de semana deve trazer o maior direito de resposta já publicado em um veículo da grande imprensa. A publicação foi condenada pela 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, a indenizar em R$ 150 mil por danos morais o ex-secretário-geral da Presidência no governo Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Jorge Pereira. O ex-secretário já recebeu indenizações dos jornais O Globo e Correio Braziliense e aguarda a liberação de depósito já efetuado pela Folha de S.Paulo. A revista Isto É também foi condenada, mas recorreu ao STJ.
No caso de Veja, a revista está obrigada a dedicar o assunto principal da capa a Eduardo Jorge, e quase 20 páginas editoriais em que se retratará. O executivo foi acusado pelo Ministério Público de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro na construção do prédio do Fórum Trabalhista de São Paulo, com o juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto. O juiz foi condenado, mas nada ficou provado contra Eduardo Jorge. Ele foi absolvido de todas as suposições feitas pelo MP e reproduzidas pela imprensa."
Fonte: Coletiva.net

2 comentários:

Alexandre Haubrich disse...

bã (cara de espanto)
é por alguma matéria específica ou por um conjunto de matérias difamatórias?
será que se consegue essa matéria, caso seja só uma?

Paula disse...

Eu também não sei. Nem me lembrava desse caso. Acho que o editorial/pedido de desculpas deve citar as matérias que levaram a justiça a decidir que a revista errou.