21.9.09

Caçadora de citações

Livremente inspirada na Colcha de retalhos musical natuschiana e em homenagem as horas caçando citações pra embromar a monografia, segue uma lista de citações e trechos de livros mais ou menos sérios postadas em algum momento de um passado longíquo por ninguém mais ninguém menos que... moi, ora, bolas.

"tem horas na vida em que a gente não fica muito escolhendo caminho, nem escolhe, é escolhido. Vai apenas porque tem vontade de ir em frente, arriscar, ver o que acontece, só pra não se arrepender de não ter seguido. O que vêm depois, é conseqüência".
Ricardo Kotscho

"Eu vi a Rita Lee lambendo o microfone. Passei anos da minha vida com vontade de fazer isso e com medo de ser eletrocutada." Elis Regina

"(...)Não existe meio de verificar qual é a boa decisão, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez, sem preparação. Como se o ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio já é a própria vida? É isso que faz com que a vida pareça sempre um esboço. No entanto, mesmo "esboço" não é a palavra certa porque um esboço é sempre um projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa vida não é esboço de nada, é um esboço sem quadro(...)"
Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser

"O SUPEREGO é solúvel em álcool."
cartaz de uma festa da psicologia

"O diabo desta vida é que entre cem caminhos, temos que escolher apenas um e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove."
André Gide


"A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda satisfeito porque tem sono atrasado. A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele.
Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito.
A gente se acostuma para poupar a vida.
Que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma."
Marina Colasanti

"A gente tem que ser feliz, a gente tem que viver o que a gente pode".
Sabia futura jornalista fodona

"... o que nos define não é o resultado de nossas eventuais inspirações, mas sim o acumúlo de nossas banalidades."
algum revista semanal da vida

"(...) a verdade é que chega-se sempre longe demais quando não se quer Ir Direto Aos Fatos, e o problema de Ir Direto Aos Fatos é que não há cir-cun-ló-quios então, e a maioria das vezes a graça reside justamente nesses Vazios Volteios Virtuosos, digamos assim: que não haja beleza nos fatos desde que se vá direto a eles? ou que não exista mistério, que seja insuportavelmente dispensável gostar dos tais circunlóquios. Ultrapasse-os, ordeno. Acontece que. Não, nada acontece."
Caio Fernando Abreu

"Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime."
Fernando Pessoa, Tabacaria

"(...) existe uma receita, a norma dum caminho certo, estreito, de cada uma pessoa viver -e essa pauta cada um tem - mas a gente mesmo, no comum, não sabe encontrar; como é que, sozinho, por si, alguém ia poder encontrar, e saber? Mas, esse norteado, tem. Tem que ter. Se não, a vida de todos ficava sendo sempre o confuso dessa doideira que é. E que: para cada dia, e a cada hora, só uma ação possível da gente é que consegue ser a certa."
Riobaldo do Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas

"O Sertão é sem fim; o Sertão está em toda parte; o Sertão tá dentro da gente".
Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas

" If your species will continue, clap your hands. "
Preguiça, Era do gelo 2

2 comentários:

natusch disse...

A tua colcha de retalhos é mais legal que a minha, prontofalei =P

Paula disse...

Culpa da preguiça e da Elis. ;)