13.6.12

Cupcakes de namorados e desnamorados

Aqui em casa o dia dos namorados não é lá levado muito a sério. Um pouco por estar perto de outras datas mais importantes (aniversários e afins) e outro pelo tom descaradamente comercial. Ah é, quer dizer que se eu não comprar nenhum presente pro meu namorado eu sou uma pessoa ruim? Vamos ver.
Mas como tudo são corações nas vitrines de lojas e tenho andado com bastante tempo livre decidi comemorar a data. De uma forma menos capitalista e mais gordinha, off course.
Com vocês a minha primeira fornada de... cupcakes!



O Santo Antônio é uma homenagem a Rache e a Rafa, que dividem o apê comigo. Dei uma caixa de cups pro Pedro ontem e deixei alguns pra elas hoje com um bilhetinho de Feliz Dia dos Desnamorados.
A receita é uma apanhado da internet adaptada aos ingredientes presentes na geladeira, mas pelo que entendi a massa pode ser feita com qualquer massa de bolo bacana que você esteja acostumado a preparar.

Ingredientes:

massa:
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha
1/2 xícara de manteiga
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de chocolate em pó
fermento

cobertura:
1 barra de chocolate
1 caixinha de creme de leite

Se espantem comigo com a facilidade. Num pote você mistura os dois ovos inteiros com a baunilha e bate com o garfo mesmo. Em outro a manteiga e o açúcar. Ajuda tirar ela da geladeira um tempo antes.
Depois mistura os ovos e a manteiga açucarada e começa a colocar a farinha com um pouco de fermento aos poucos. Coloca o Nescau, ops, achocolatado e ta ta ta... massa pronta!

Antes de continuar um detalhe importante: a forma.


O grande tchan do cupcake é ser um bolinho miniatura, mas nem todo mundo tem forminhas miniaturas próprias para cupcake então o negócio é improvisar.

Dá pra usar tanto as formas de papel de cupcakes quanto aquelas forminhas maiores para negrinho/brigadeiro, caso dos cups aí da foto. Quem tiver uma cozinha mais equipada coloca a massa só até a metade da forminha de papel e a forminha dentro de uma forma de empadinha e pronto. Quem tiver uma cozinha mais desprovida de acessórios pode fazer como eu, colocando três forminhas de papel juntas para cada cup (isso evita que eles abram, já que a massa tende a se espalhar) ou fazer uma cinta de papel aluminio ao redor de cada forminha, que tem o mesmo efeito.

Cups enformados agora é só colocá-los em um forno pré aquecido por 20 minutos. Aqui em casa fui de 200 graus, mas isso depende um pouco da potência de cada fogão.

A cobertura é tão simples quanto a massa. Basta derreter o chocolate em banho maria, misturar o creme de leite e colocar um tempinho na geladeira para ficar firme.

Saquinho de confeitero ou de mercado em mãos, é só decorar os bolinhos e pronto. Homemade cupcakes.

Nenhum comentário: