8.7.12

Gnocchi de semolina da Paula


(foto instramgramica tirada pela Reitch)

Apesar de não ser 29 hoje foi dia de gnocchi aqui no apê. Resultado de uma domingueira chuvosa com uma amiga gaúcha radicada em Sampa visitando. Normalmente domingo almoço biscoito Globo e mate a beira mar, mas se não tem Cristo, que tenham calorias.
Até o frio pra carioca ver (19 graus, dificilmente baixa disso) ajudou o climinha de comida caseira com todos que não estão de plantão reunidos.

A receita eu copiei do Questões de Forno e Fogão, da Piauí, um blog com ideias saborosas mas nem sempre factíveis. Admito que parte da vontade de fazer o gnocch veio do nome: gnocchi de semolina da Paula.

Fui apresentada a semolina na gôndola do mercado aqui do lado de casa e no começo fiquei meio desconfiada. Como o gnocchi foi um sucesso (sou um gênio da cozinha ainda não descoberto) e bem mais rápido de fazer do que eu esperava o pacote de farinha de semolina que agora mora na minha gaveta deve ser importunado com frequência.

Mas chega de embromation e vamos aos ingredientes:
6 colheres de sopa de manteiga (fui de meio tablete de 200 gramas mais um pedacinho)
3 xícaras de leite
1 xícara de semolina
1 xícara de queijo ralado
quatro gemas
sal
pimenta e noz moscada

Esse gnocchi tem uma pegada meio de polenta, então nada de susto se no começo ele parecer tudo menos gnocchi. A gente começa esquentando o leite com a manteiga e o sal até ferver. Ferveu é hora de colocar a semolina, aos poucos, peneirandos e mexendo sempre, de preferência com um fuê (se for azul, melhor ainda) até engrossar. Engrossou é a vez de atacar de colher de pau.

Depois dessa boa mexida tire a massa do fogo e acrescente meia xícara de queijo ralado e as gemas, uma por uma, mexendo sempre pra ficar com uma consistência lisinha. Massa pronta a Piauí manda espalhar uma camada de 2,5 cm de massa em uma forma e, depois de frio, cortar "panquequinhas" com um copo e polvilhar com o resto do queijo ralado. É divertido, mas não muito prático. Lá pro fim da função percebi que fazer rolinhos com a massa fria e depois panquequinhas com a mão mesmo, como num gnocchi tradicional, funciona tão bem ou melhor. Panquequinhas, digo, gnocchi prontos é só colocar no forno pré aquecido e ser gordo e feliz.

Ah, e a gente optou por um molho a bolonhesa basicão com uma salsinha pra fazer um charme, mas acho que combina com basicamente qualquer molho.

2 comentários:

Carol Oms disse...

Acho as receitas do Forno e Fogão megaa factíveis!
Ja fiz moqueca, bolo de chocolate com cobertura, bolo de maça....

Paula disse...

Já fiz o bolo de maça mas volta e meia tem algum ingrediente bizonho e ao menos aqui perto de casa dificil de achar... Mas factíveis ou não, são lindas.