8.2.13

Inverno em Madri

Solão no Parque do Retiro

Cheguei em Madri segunda preparada para o caos em forma de frio - ainda mais depois da vida no Rio ter bagunçado o meu termostato serrano -, mas encontrei uma cidade não só muito bem preparada para o inverno, como dona de um clima agradável.
As máximas chegaram perto de zero ao longo da semana, o que assusta quando a gente vê a previsão, mas não se traduz no fim do mundo na hora de por o pé na calle. O segredo é o tempinho seco e sem chuva ou neve. Quem conhece o Rio Grande do Sul sabe bem a diferença entre o frio com sol, sinônimo de comer bergamotas na grama, e os dias úmidos e pegajosos em que a gente quer se esconder.
Com um bom casaco, uma blusinha leve de lã por baixo, uma manta e meia calça para os mais friorentos não há frio que resista. Sai lépida e faceira pelas ruas - porque Madri tem uma malha de metrô gigante, mas é bonita demais pra gente andar por debaixo da terra - tanto de manhã, quando à tarde, à noite e até de madrugada numa boa. E quando o frio começa a pegar é só entrar em algum lugar fechado - tudo tem calefação, até o metrô.
O único porém desse tempo pra quem está acostumado com a umidade tropical brasileña é a secura, que machuca a pele e racha os lápios. Creminho neles e tá tudo certo.
Fora a beleza das árvores sem folhas que enfeitam a cidade e a desculpa permanente pra parar num café e tomar um chocolate quente sem culpa.

P.S. Quem me vê de costas sem o casaco pensa que abracei um ganso. Ele - casaco, não o ganso - é quentinho, mas solta penas que é uma beleza.
P.S.S. Fotos da viagem no Flickr.

3 comentários:

Anônimo disse...

o casaco solta penas?
haha demais babe.
continua escrevendo, assim mato um pouco as saudades..

beijo

Giolito

Paula disse...

Muitas! E pior q é um casaco aparentemente bem fechadinho...

Caroline Bianchi disse...

heheheheh, eu disse para usar só blusa branca com ele!
Tenho uma básica preta que ainda tem resquícios de plumas dele, e olha que já se passou um ano desde que o usei.
Ainda bem que ele é beeem quentinho!