17.2.13

Locomoção à espanhola

Calle Madrileña

ou como se mover em Madri e Barcelona

Pausa para um post funcional. Quem vem do caos brasileño deve se perguntar, "ela me manda flanar por aí, mas como raios eu volto pra casa depois?". Não criemos cânico.
Tanto Madri quanto Barcelona tem uma bela rede metrô que cobre se não toda boa parte da cidade. Junte-se a isso uma grande malha de trem e ônibus.
O legal é comprar um passe de dez viagens de transporte público. Vende em qualquer estação e vale tanto pro metrô quanto pro ônibus. Pergunte também o mapinha da malha de metrô, gratuito.
Em Madri me ofereceram um passe turistico de 35 euros que valia pra passar uma semana andando de metro/bus. Fuja. As duas cidades são altamente caminhaveis, tem distâncias amigaveis e merecem ser exploradas a pé. Dificil gastar tudo isso apenas em transporte.
Em Madri o passe pra dez viagens custa 11 euros - excessão pro metrô até o aeroporto, que tem uma taxa de três euros - e vale tanto pro metrô quanto pro ônibus. Vale a pena. Uma viagem custa entre 1,50 e 2 euros, conforme a distância. Você pode comprar no caixa ou em máquinas que aceitam dinheiro ou cartão, uma boa forma de conseguir trocar dinheiro e o metrô funciona todos os dias até a 1h, o que acaba sendo 1h30, dependendo da estação.
Em Barcelona também vá de passe. As dez viagens saem por 9,80 euros e valem idem pro ônibus. Aqui o metrô funciona até a meia noite de domingo a quinta, até as 2h na sexta e vésperas de feriados e 24h nos sábados.
Mas quem perder o último metrô não precisa se desesperar. Nas duas cidades uma viagem de táxi nas zonas centrais não costuma sair mais do que 10 euros - paguei 9,20 da estação de trem de Sans até a Gracía, o que é bem longinho pro catalães - e há ônibus que funcionam all nigth. Em Madri abusei da sola de sapato e voltei da balada caminando algumas vezes. Em Barcelona tentei o Nit Bus, que sai da Praça Catalunya e custa 1 euro. Também voltei de um bar as 2h com a bicicleta de uma amiga.
Mas sigo na mesma tecla. Faça questão de ter o passe de dez viagens com viagens sobrando quando sair da cidade. O negócio é caminhar.

4 comentários:

Pati Benvenuti disse...

tô adorando os relatos <3

Paula disse...

Vou seguir escrevendo pra ti, então, Pati, minha única e fiel leitora. <3

Caroline Bianchi disse...

Mentirosa! Tu sabe que sempre leio os teus posts, só não sou te comentar, tu sabe.
Ai que saudades de Barcelona!
Os posts estão ótimos maninha.

Pati Benvenuti disse...

Viu, tem duas leitoras. Motivação em dobro então!