7.6.13

Lasanha de berinjela da Dé

Desde terça meu humilde lar conta com a presença da grande Débora Gastal, que fica até o fim da outra semana para terminar a pesquisa da dissertação de mestrado dela, sobre a recepção do conteúdo de mídia alternativa. Mas mestrados a parte, ter a senhorita Gastal em casa significa também comer melhor.
O último prato da nossa parceria culinária foi uma bela lasanha de berinjela vegetariana. Mesmo a Dé, que sofre quando não vê um bife no prato, curtiu (inclusive, foi ela que sugeriu a receita, que contava com presunto, mas isso a gente ignorou).
De novo, comemos rápido demais para tirar fotos. E rápido demais também é uma boa forma de definir o processo, que levou pouco mais de meia hora.
Vamos aos fatos:

Lasanha de Berinjela

2 berinjelas médias
2 tomates grandes
meia cebola
alho
queijo mussarela
sal
pimenta

Começamos nossa lasanha ecológica com o molho. Como a Dé é alérgica a conservantes fiz um molho de tomate basicão com os tomates, a cebola e o alho. Esquema de sempre. Refoga a cebola e o alho picadinhos, coloca o tomate, também bem picado, tempera e vai pondo água e mexendo até ficar com cara de molho.
Depois é a vez da berinjela. O truque pra não passar horas olhando o forno com fome é dar um susto nela antes de montar a lasanha. É só cortar a berinjela em rodelas ou na longitudinal, your choice, e jogar por dois, três minutos na água quente, pra dar um "susto".
Berinjela assustada e molho pronto é hora de montar a lasanha e partir pro abraço. Uma camada de molho, uma de berinjela, uma de queijo, uma de molho, uma de berinjela, uma de queijo... terminando com o queijo pra dar aquela cara bonita e borbulhante.
Em forno aquecido a lasanha fica pronta em menos de dez minutos. É só ficar de olho no queijo.

Frescurinha de berinjela

Aqui em casa sobraram umas berinjelas "assustadas" e aproveitei para fazer uma frescurinha. Piquei bem elas e refoguei com cebola e alho por uns cinco minutos, temperei com sal e pimenta e joguei uma bela colher de requeijão. Comemos com torradinhas enquanto a lasanha assava.
Bom apetite!

Nenhum comentário: