17.11.13

Mi Buenos Aires querida

Fui a Buenos Aires com a baby sister no comecinho de outubro, curtir a primavera bombando na cidade e a saudade das terras porteñas que me ataca vez em sempre. A viagem foi uma delícia e teve como mérito, além da boa companhia, a sábia decisão de desencanar do turismo tradicional e apenas flanar sem culpa.

Pela terceira vez na cidade, dei pulinhos quando Bianchi jr, que fazia sua primeira visita, comunicou que tinha zero ganas de conhecer o caminito e afins:

"Eu quero é saber de passear, beber e comer bem", declarou nas nossas primeiras horas em solo hermano.
E assim fizemos. Entre um café e outro os seis dias que fiquei por lá passaram voando e nem bem um mês que voltei já estou com saudade.

Ficamos primeiro na casa de uma amiga no charmoso bairro de Villa Crespo, vizinho ao hype Palermo, e depois na casa de outra amiga, também em Palermo, do que sai a primeira dica: na hora de se hospedar, esqueça o centro. Essa região é cheia de programas legais e um deleite para os olhos, o que torna qualquer caminhadinha um passeio bacanudo. Se você não tiver a sorte de ter amigos na cidade, o melhor é alugar um quarto/ap por sites como o Airbnb. É um privilegio acordar, passar na padaria mais próxima e tomar café com um sem fim de mejas lunas diferentes em casa mesmo. O que me lembra: padarias porteñas, visite, sente, coma, seja feliz.

De diferente, além do flanar, comer, flanar, comer, flanar, que me parece, basicamente, o melhor a fazer na cidade, fomos, por conta da amiga que no recebeu, a uma ilhazinha na foz do tigre. O processo é simples e barato. Pega-se o trem até o final e de lá um barco-ônibus que passa pelas ilhas, quase todas habitadas. Paramos em uma chamada Três bocas, com carinha e trilhas de jardim secreto.

Por que é sempre bom redescobrir um lugar que já mora em nosso coração - e voltar a Buenos Aires uma questão de quando, não de se.

3 comentários:

Caro disse...

Acho que a ilha era De los Pájaros!

Paula disse...

Era não, anotei no bloquinho. :)

Carol disse...

mas tem a foto com o nome da Ilha!