26.5.15

A água grátis de Itatiaia

Em tempos de estiagem e possível falta d'agua, os moradores da pequena Itatiaia, na serra fluminense, sambam na cara da sociedade. Lá a água não apenas corre marota por todos os cantos da cidade, como chega de graça às torneiras da população. Tem até quem diga que "desperdiça conscientemente" e uma fonte, FONTE, dentro de uma farmácia!

Conheça a cidade no Rio onde a água é de graça há 26 anos


Às margens do rio Paraíba do Sul e vizinha à Serra da Mantiqueira, na região serrana fluminense, a pequena Itatiaia e seus cerca de 30 mil moradores vivem uma situação única: enquanto São PauloRio de Janeiro e outras cidades da região Sudeste sofrem com a crise hídrica, lá a água não apenas é abundante como gratuita.
O município é abastecido por diversos rios e nascentes localizados, em sua maioria, no Parque Nacional do Itatiaia e, desde a sua emancipação, em 1989, aboliu os hidrômetros. A água, distribuída pela prefeitura, recebe apenas cloro antes de chegar até a torneira dos moradores.
Pela cidade é comum cruzar com cenas de desperdício: moradores lavando a calçada com mangueiras, lava-rápidos despreocupados em economizar e até uma fonte instalada dentro de uma farmácia.
Matéria inteira, aqui

Nenhum comentário: