26.6.15

As suásticas da Lapa

E olha a gente aqui de novo com... materia. Coisa pouca, dessas que a gente chama em jornalismo de "cascata". Algo que não tem tanta relevância assim, mas acaba ganhando espaço.
Apesar disso, achei bem interessante ir atrás da história dessas suásticas escondidas em meio a boêmia da Lapa, aqui no Rio. Visitar o prédio então, foi tão legal quanto. O Victor costumava ser um hotel e tem uma pegada de Edifício Master. Apartamentões e quitinetes, gente morando há 50 anos e há seis meses.
Ah, e um fato que acabou não entrando no texto! A suásticas, segundo o professor Milton Teixeira, são símbolos antiquíssimos. "O sol com pernas, porque o sol caminha sobre o céu ao longo do dia."

Prédio na Lapa, no Rio, tem corredores cobertos por ladrilhos com suásticas

Hoje um prédio residencial, o Edifício Victor, um antigo hotel de arquitetura art déco localizado na rua do Riachuelo, próximo aos Arcos da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, guarda em seus corredores uma decoração um tanto quanto peculiar. Ao invés de flores ou símbolos abstratos, em alguns andares os ladrilhos desenham pequenas suásticas.
Pesquisadora da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e moradora do Victor desde 2008, Vanessa Leite diz que o piso sempre causa "comoção" entre seus visitantes. Ela conta que uma amiga alemã que se hospedou no local uma vez ficou perturbada com os desenhos. "Os amigos acham estranho, mas para a gente acaba sendo algo pitoresco", diz.

A beleza do jornalismo. Num dia seriedades, noutro curiosidades.

Nenhum comentário: